Mar de Sines

Mar de Sines

Filme de Abertura

Portugal, 2016, DOC, HD, Cor, 72’
Local de Exibição: Fortaleza de Sagres
com a presença do realizador Diogo Vilhena e o produtor Álvaro Campos
1 de Setembro, 21h, Entrada Livre

 

Sines, complexo industrial e porto atlântico. Os contornos dos grandes navios no horizonte já se tornaram uma imagem familiar. Mas por entre estes gigantes, resiste uma geração que representa a pesca tradicional e resiliência de uma actividade que teima em resistir à passagem do tempo. Entre tradição e inovação, a pesca continua a ser em Sines uma força viva. O mar é o ponto de atracção para onde todos os protagonistas convergem. Este mar é simultaneamente o adversário a enfrentar e a figura paternal que dá o sustento.

Durante um ano, a equipa de Mar de Sines percorreu esta costa e conviveu directamente com as suas comunidades costeiras, registando a forma como estas vivem com o mar e os seus recursos. Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, o documentário “Mar de Sines” é um projeto de cinema com a comunidade. Partindo da memória colectiva, narrada na primeira pessoa, reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade.
O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto; mergulha nas profundezas do oceano. O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região.

Festivais e Prémios: Realizadores Diogo Vilhena

 

Realização: Diogo Vilhena | Produção e Assistência de Realização: António Campos | Banda Sonora Original: Charlie Mancini | Apoio à Produção: DocaPesca – Portos e Lotas, APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA, Mare, Oceanic, Ramirez, Cinema Girassol | Apoio: Junta de Freguesia de Sines, Junta de Freguesia de Porto Covo| Desenvolvimento Técnico de Imagem: EF – Estúdios Fernandes | Imagens Aéreas: Maquina Voadora Produções | Sonoplastia e Banda Sonora: Estúdio Fuga | Uma Produção: Câmara Municipal de Sines

 

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo