Medronho Todos os Dias
Filme de encerramento
Portugal, 2017, DOC, HD, Cor, 53’
Local de exibição: Monumentos Megalíticos de Alcalar
29 de Setembro, 21h, Entrada Livre
Com a presença da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” e prova de medronho – integrado nas JEP – Jornadas Europeias do Património
Este filme acompanha o saber singular do processo de produção da aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique, Algarve, através da voz (e do corpo) dos destiladores que prolongam esta arte artesanal. O seu isolamento na serra e o seu paciente labor revelam uma noção particular do tempo e esforço inseparáveis do enraizamento ancestral deste conhecimento empírico. As filmagens decorreram durante um ano, nas regiões de Monchique e Marmelete, de modo a captar as diferentes fases de produção da aguardente de medronho: desde a colheita do fruto (entre Setembro e Novembro) até à destila do mesmo (entre Janeiro e Março), culminando na celebração colectiva, presente no final do filme através da matança do porco e da espontaneidade do Grupo Coral da Confraria do Medronho.
Unedo Omnes Dies (Medronho Todos os Dias) é precisamente o lema da Confraria do Medronho ‘Os Monchiqueiros’, que promove e divulga a cultura deste fruto, não apenas na sua relação com a produção da aguardente mas sobretudo na ressonância da riqueza cultural que lhe é associada. Sem pretensões de ilustrar a especificidade inerentes à fabricação, este documentário centra-se na experiência individual e mundividência de cada destilador, e é através dela que procuramos encontrar uma ligação profunda a uma herança colectiva e comunitária partilhada.
Realização, Som e Imagem: Sílvia Coelho e Paulo Raposo | Com a participação de: Joaquim Valério, Joaquim Arracha, Joaquim Teixeira, José Viana, Leonilde Viana, José da Silva, José Rosende, Grupo Coral da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”.
Festivais e Prémios: Realizadores Sílvia Coelho e Paulo Raposo