Ermida N.ª S.ª de Guadalupe

Ainda que o culto à Virgem de Guadalupe se tenha divulgado no território português logo após a batalha do Salado, em 1340, alguns elementos decorativos da Ermida, como os encordoados e figuras humanas dos capitéis, apresentam características tardo-góticas, o que indicia que o edifício remonta aos meados do século XV. Situada entre a Europa cristã e o Magrebe islâmico, o culto ganha importância devido aos frequentes confrontos com os mouros e à necessidade de resgate dos cristãos feitos cativos, já que o rei instituíra no Algarve o cargo de alfaqueque, instalando-o na zona para melhor poder negociar contrapartidas. O programa decorativo da ermida deve estar relacionado com o amparo dos cativos, com representações de máscaras humanas, cordas e redes.

 

 

 

Acesso: A partir da A22 – Via do Infante, siga em direcção a Lagos. Saia da A22 na saída para a EN 125, direcção Vila do Bispo. A Ermida localiza-se a 200 metros a Norte da Estrada, 17 Km depois de Lagos e 2 Km antes da Raposeira.

Transporte público: Autocarro – Carreiras regulares de hora a hora entre Portimão/Lagos e Vila do Bispo/Sagres. Mais informações em: Eva Transportes

A pé: Percurso muito bonito e fácil, no sítio onde a terra acaba e o mar começa, com colinas suaves e a agreste natureza da costa atlântica. É a antiga rota medieval de peregrinação a S. Vicente. A temperatura de Verão é tipicamente amena e a fresca brisa do mar quase constante. A ermida está a quatro horas de marcha de Lagos e a menos de uma hora de marcha de Vila do Bispo. Não esqueça o sol do Algarve. Lembre-se do chapéu, do protector solar e de beber muita água.

De bicicleta: Embora não exista uma via de cicloturismo a estrada tem bermas espaçosas e permite a utilização de bicicleta em condições relativamente seguras. Uma hora de percurso desde Lagos e 15 minutos de Vila do Bispo.

De carro e moto: Estrada moderna, larga e com bom tapete. Existe espaço para estacionamento na entrada para o monumento.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo