Sobre

Um Mar de Filmes – Mostra de Cinema Documental Português, decorre durante todos os sábados do mês de Setembro, em 3 Monumentos do Algarve: Fortaleza de Sagres, Ermida Nª Srª de Guadalupe e Monumentos Megalíticos de Alcalar.

São no total 5 exibições de documentários de qualidade, com circuito internacional e premiados em diversos festivais, cujas exibições serão ao ar livre e com entrada gratuita. Esta edição de Um Mar de Filmes agrega como tema predominante: O Mar – património ambiental da Humanidade, património de subsistência desta região e atracção turística, e agora mais do que nunca, património em risco.

Nestes documentários, quase de arqueologia contemporânea pela sua ligação simbiótica à vida das pessoas e regiões podemos realmente colocar a questão: Património – que futuro? Não é fácil responder, dadas as circunstâncias actuais, mas podemos tentar através da visão destes realizadores, que trabalham com pessoas vivas, com o presente que ainda subsiste, com ligações ao passado mas com vivências contemporâneas. São documentários contemplativos, artísticos e com pouca interferência dos realizadores que assumem o papel do observador, deixando as situações e pessoas entregues ao seu próprio ritmo, como uma janela aberta para a vida real.

A ideia de fazer esta pequena Mostra prende-se com a escassez de oferta de mostras e festivais na área do audiovisual/cinema nesta zona do Algarve que cria uma distância em relação à criação nacional contemporânea e a uma proximidade ideológica e situacional, mas também pela tentativa de se recuperar a experiência do cinema ao ar livre para a comunidade, sendo que o Algarve oferece condições climáticas, paisagísticas, e históricas mais do que propícias.

 

Luísa Baptista
Direcção Artística de Um Mar de Filmes

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo